Você conhece a diferença entre terapeuta e psicólogo? Aprenda já!

Você conhece a diferença entre terapeuta e psicólogo? Aprenda já!

É natural que, com um cotidiano tão conturbado quanto o que as pessoas têm, elas procurem por formas de melhorar a sua saúde e, nesse processo, é importante conhecer a diferença entre terapeuta e psicólogo para escolher a melhor estratégia.

Inclusive, não faltam opções de terapia em todos os lugares e as promessas são sempre de que os pacientes vão sentir efeito sobre a sua saúde.

diferença entre terapeuta e psicólogo

Se você também já se perguntou se todos esses profissionais fazem a mesma coisa, é a hora de saber com mais detalhes a diferença entre terapeuta e psicólogo, que não necessariamente são os mesmos profissionais.

Caso você esteja buscando por mais equilíbrio, por mais saúde e por mais paz interna, não deixe de usar a diferença entre terapeuta e psicólogo a seu favor e de escolher o tratamento que atende às suas expectativas!

Terapeuta é igual a um psicólogo?

É comum que as pessoas associam o termo “terapia” a consultas com psicólogo, mas é importante salientar que nem sempre isso corresponde à realidade.

Sendo assim, dá para inferir que existem sim casos nos quais não há diferença entre terapeuta e psicólogo: em certas situações, eles podem ser a mesma coisa.

Para ficar mais fácil: o terapeuta é uma pessoa que não necessariamente tem um curso superior, ou seja, ele não necessariamente fez Psicologia.

Qualquer indivíduo que faça um curso de ministração de reike, por exemplo, pode ser considerado um terapeuta, apesar de não ter ensino superior. O mesmo serve para quem estuda cromoterapia, para quem estuda aromaterapia, etc.

Todas essas são formas de tratamento que não têm necessariamente a ver com um curso superior.

Por outro lado, a diferença entre terapeuta e psicólogo começa a se apresentar ao dizer que o Psicólogo tem de fazer a sua faculdade e cumprir um tempo de atendimento clínico supervisionado para que haja validação, além de estar no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Leia também:  Conheça os benefícios de uma consulta com psicologo online

Como foi dito antes, há contextos nos quais não existe diferença entre terapeuta e psicólogo e isso fica claro agora: é perfeitamente possível que alguém que tenha feito Psicologia apresente-se como terapeuta em vez de psicólogo.

Além disso, não há impedimento para que quem cursou Psicologia também tenha curso de aromaterapia, por exemplo, e seja um terapeuta.

Dá para fazer terapia no SUS?

Quando se fala em terapia no SUS, o mais comum é que se queira falar de psicólogo e isso existe sim: é só ir ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e se informar sobre as consultas.

Quem desejar ficar na lista de espera para as sessões vai precisar pedir a um clínico geral, na Unidade Básica de Saúde, um encaminhamento. Depois, existe mais uma etapa, que é aguardar que o CAPS faça contato.

É importante que as pessoas que aprenderam a diferença entre terapeuta e psicólogo tenham paciência porque, em muitos casos, leva tempo até que uma vaga para as sessões seja liberada.

Pode fazer outras terapias no SUS?

Justamente por aprender a diferença entre terapeuta e psicólogo é que muitas pessoas querem fazer aromaterapia, reike e outros. Porém, será que o SUS tem isso de forma gratuita?

A verdade é que não são todos os lugares que têm essas terapias alternativas: há alguns Centros de Atenção Psicossocial, por exemplo, que têm parceria com outras instituições e, por isso, conseguem oferecer a aromaterapia.

O ideal é que as pessoas que, depois de saberem da diferença entre terapeuta e psicólogo e escolher essas terapias alternativas, procurem por instituições filantrópicas ligadas a esse setor porque isso facilita a obtenção desses tratamentos, mesmo para as crianças. Cabe dizer que crianças podem fazer essas terapias diferenciadas.

Leia também:  Conheça os benefícios de uma consulta com psicologo online

Entenda mais sobre diferença entre terapeuta e psicólogo no https://masdemartin.info!

martin

Deixe sua mensagem