Como funciona a locação de equipamentos?

Como funciona a locação de equipamentos?

Sempre que se tem a construção de um lugar ou uma reforma, é claro que logo se pensa em locação de equipamento. Ao menos, é bastante frequente que os profissionais como engenheiros e construtores pensem logo nessa solução para o andamento da obra.

Entretanto, há um pouco de falta de conhecimento sobre a locação de equipamento e, por isso, algumas pessoas ficam com medo de optar por ela porque acham que pode ser caro demais, que não há suporte técnico ou simplesmente não veem benefícios nisso.

locação de equipamentos

Neste material, você vai ver como funciona a Locação de equipamentos e de que forma a sua empresa pode se beneficiar com ela.

Primeiro, são expostas as ferramentas disponíveis

O local que trabalha com locação de equipamentos para construção civil costuma informar de forma clara quais são as ferramentas que tem para alugar e as suas características, como os andaimes e os seus modelos.

Geralmente, os possíveis locatários que precisam de mais orientação podem contatar um funcionário e especificar qual é a atividade e, dessa forma, ter uma dica sobre qual é o maquinário mais adequado às necessidades daquele momento.

A locação de equipamentos pode ser orçada até virtualmente

Todo serviço tem um orçamento e com a locação de equipamentos não funciona de forma diferente. Sendo assim, os interessados em ser locatários têm de dar o máximo de especificações possível ao locador para que este possa especificar quanto custará o aluguel.

O orçamento é a primeira etapa para a locação de equipamento, pois, sem um orçamento, não dá para os interessados decidirem se vão alugar mesmo o maquinário ou não.

A empresa pode entregar o maquinário ou o locatário pode retirá-lo

Na hora de ter acesso efetivamente ao equipamento a ser alugado, é possível ir até a empresa que faz a locação ou aguardar que ela mande o maquinário onde a obra estará acontecendo.

O mais comum na locação de equipamentos é que os clientes se dirijam ao locador e que eles levem as ferramentas, sendo também eles que as trazem de volta quando o prazo do aluguel acaba.

O pagamento do aluguel de ferramentas tem de ser feito antecipadamente?

A forma de pagar pela locação de equipamento vai variar de acordo com a empresa que o está oferecendo. Porém, o mais comum é que quem está contratando esse aluguel pague uma parte do valor quando retira as ferramentas e outra parte quando as está devolvendo.

Muitas vezes, a divisão é de 50% em cada uma das vezes, mas é claro que cada locador trabalha à sua maneira.

É possível que a locação de equipamento seja protegida por contrato?

Todo mundo sabe que a opção por um contrato é sempre uma forma de estar mais protegido perante a lei. Justamente por isso é que se dá a sugestão de fazer locação de equipamento em um lugar onde seja redigido um contrato.

Inclusive, isso ajudará o próprio locador a ficar mais seguro com relação à devolução do maquinário alugado.

Leia mais no blog.

martin

Deixe sua mensagem