Quais os riscos em abrir um escritório de contabilidade?

Quais os riscos em abrir um escritório de contabilidade?

A maioria das pessoas que fez faculdade para se tornar um contador de sucesso eabrir um Escritório de contabilidade, não conhece os riscos em abrir um. ou seja, não possui conhecimento dos riscos e como eles poderão impactar na rotina de forma recorrente.

Conheça os riscos em abrir um escritório de contabilidade

Em uma definição formal o risco em abrir um escritório contabilidade poderá ser visto da seguinte forma: a probabilidade de insucesso de determinado empreendimento, em função de um determinado acontecimento eventual, incerto, onde cuja ocorrência não dependerá exclusivamente da vontade dos interessados.

Escritório de contabilidade

E como ninguém deseja correr riscos, o que acontece, em alguns casos, é que o empresário acaba subestimando o risco porque na realidade ainda não sofreu alguma consequência dele. Então, ele acaba acreditando em um time que está ganhando não necessita mexer. Entretanto, o planejamento é feito para saber como chegar a algum lugar, sendo importante quanto saber os objetivos da empresa, é saber o que fazer quando não está acontecendo como devia.

Em um escritório contábil você deverá está pronto para resolver o problema, até porque você está ali para isso. Ou seja, o seu trabalho de assessoria contábil ou de Consultoria Contábil deverá fazer com que os seus clientes tenham uma saúde financeira e fiscal estáveis, prevenindo assim as falhas e garantindo o sucesso do seu negócio e do seu próprio escritório de contabilidade , os empresários não tem essa cultura.

Quais os principais riscos que são encontrados em escritórios de contabilidade

O serviço de assessoria contabilidade ,seja ele feito contabilidade online, como contador online ou como contadora online , possui 4 tipos de riscos, como:

  • Os riscos de macroambiente, que são os que contemplam as questões politicas, como também as econômicas, as naturais, as sociais, entre outras;
  • Os riscos de mercado que são os que são ligados a concorrentes, aos clientes e aos fornecedores;
  • Os riscos do financeiro, que se trata dos riscos legais, dos tributários ou os riscos de crédito;
  • E os riscos operacionais, que é o tipo de risco que mostra que os seus principais riscos envolvem as falhas humanas, osprocessos que são inadequados, como também as falhas de sistemaspor falta de manutenção, entre outros.

E a experiência com esse tipo de negócio mostra que os principais riscos que são encontradosestão muito mais ligados a fatores internos do que os fatores externos. Como por exemplo:

  • O extravio dos documentos de seus clientes;
  • A perda de algum prazo para enviar obrigações;
  • As mudanças que são constante na legislação;
  • os concorrentes que possui presença online, entre outros.

São vários os possíveis riscos para a sua empresa, estes não apenas alguns dos exemplos. Então a partir do momento que vocêcolocar isso no papel, ficará bem mais fácil para você ter uma noção dos mínimos erros que poderão serem cometidosno dia a dia, sendo uma visão de macro de como eles afetam de forma direta o que você mais precisa para a sua empresa sobreviva, e seus clientes.

Para obter mais informações sobre Escritório de contabilidade, confira outras matérias aqui no nosso blog!

martin

Deixe sua mensagem